TRILHA SONORA

SINOPSE

capa-menor

Enigmas, uma seita secreta e um terrível serial killer em torno do maior mistério da língua portuguesa

O jovem pesquisador, mestre em enigmas e fã de literatura, Santiago Porto, recebe de uma misteriosa e bela mulher a missão de desvendar a história real do poeta Luis Vaz de Camões e encontrar o seu maior segredo: a página perdida, um fragmento inédito de “Os Lusíadas” procurado por seitas e homens perigosos desde a publicação da epopéia há 440 anos. Ocultada por enigmas, anagramas e charadas, sua descoberta pode revelar a localização da lendária Máquina do Mundo.

Enquanto um terrível serial killer aparentemente relacionado aos poemas de Camões tortura e mata suas vítimas deixando recados ameaçadores à polícia e à imprensa, Santiago – com ajuda de seus estranhos amigos e do acaso – infiltra-se em reuniões secretas, desvenda segredos seculares e aproxima-se, a cada dia, do maior tesouro da língua portuguesa ao mesmo tempo em que tenta salvar a própria vida.

Junte-se a Santiago e encontre você também a página perdida de Camões.

PERSONAGEM

img-personagem

Santiago Porto

Jovem, criativo e sonhador, Santiago Porto é o protagonista. Escritor frustrado, publicou apenas uma obra chamada “As incríveis aventuras do Capitão Astrolábio”. É pesquisador da Universidade Alexandria, em um departamento chamado Archivos Antigos. Adora decifrar enigmas e tem grande conhecimento sobre arte e literatura. Não procura problemas, mas eles sempre o encontram.

Cada dia é apenas mais um enigma a ser decifrado. Eu faço o meu destino

img-personagem

Valente Rocha

Amigo e, ao mesmo tempo, rival de Santiago, o português Valente Rocha é doutor em língua inglesa contemporânea. Muito inteligente e belo, foi apresentador de um programa para adolescentes em Portugal no passado. Vive assombrado por uma profecia feita por uma cigana inglesa há alguns anos.

Consigo disfarçar meu sotaque completamente. Só não consigo fingir que não vejo as ligações e coincidências ocultas em tudo

img-personagem

Selene Caruso

A bela policial Selene parece esconder segredos. Sua beleza incomum, força e coragem sempre a colocam na linha de frente das piores situações.

Você pode fugir ou me enfrentar. Não faz diferença. A escolha é sempre minha: mandá-lo para a cadeia ou para o hospital

img-personagem

Adso Demelk

Jovem empreendedor de internet, enriqueceu cedo. É engraçado, prestativo e muito inteligente. Faz parte da nova geração de nerds que não tem nada de antiquada ou careta. Domina linguagens de programação, aparelhos eletrônicos, astrologia, física e é apaixonado por Lábia Minora. Paradoxalmente, tem uma queda por assuntos esotéricos também.

Obter senhas e acessar qualquer informação secreta no mundo é fácil demais. Difícil é mudar a cabeça de um taurino

img-personagem

Lábia Minora

Doutora em Semiótica, forma com Santiago, Valente e Adso a turma de amigos que se reúnem no Bartenon. Louca e desregrada, a jovem Lábia é muito divertida e faz qualquer coisa por seus amigos.

Com um pouco de álcool, você acende qualquer coisa, principalmente um coração

img-personagem

Edna Enim

Misteriosa e bela garota que mostra a Santiago um novo mundo, uma nova realidade cheia de segredos milenares, seitas secretas e assassinos perigosos. Quem é ela? Quais são suas verdadeiras intenções?

A Página Perdida guarda dois grandes segredos. Um não serve a ninguém; outro pode destruir o mundo

img-personagem

Carlos Traditore

Novo diretor dos Archivos Antigos, Carlos parece estar sempre apoiando Santiago em suas pesquisas. Compreensivo, bonachão e desligado, o novo diretor tenta entender e organizar o bagunça, mesmo sem muita experiência.

Livros não levam a nada. Eu deveria ter me tornado investidor, como meu irmão

img-personagem

Cabo das Tormentas

Quem é ele? Um gigante de pedra saído da literatura ou um impiedoso assassino que escolhe e mata aleatoriamente? O que esconde?

Ouvir você gritar me faz bem. Se eu tivesse uma alma, ela estaria aliviada em ver você tentar pedir socorro sem a língua

img-personagem

Hélio Enrico

O policial mais violento e eficaz que já comeu uma rosquinha. Conhecido como Capitão Morte (em oposição ao Capitão Nascimento), é temido por bandidos e policiais. É incorruptível, destemido, grosseiro, seco e violento. Ah…e não gosta de Santiago.

Não acho que os pais de família tenham de ter armas. Seguranças particulares também não. Na verdade, nem policiais precisariam de um revólver se o governador me deixasse fazer o que eu quero

LOCAIS

Bartenon: Frequentado por intelectuais, escritores, filósofos, poetas e músicos de todas as idades, raças e credos, o Bartenon desponta como um dos melhores locais da capital paulista para encontrar amigos, beber, exercitar a mente e arrumar companhias agradáveis aos olhos e aos neurônios.

Decorado em estilo grego em óbvia referência ao infeliz trocadilho do nome. Colunas e arcos contrastam com as mesas de alta tecnologia, nas quais os clientes montam seus pedidos eletronicamente em telas sensíveis ao toque, enviam mensagens às outras mesas, acessam a internet ou resolvem enigmas digitais.

No chão do Bartenon, exatamente do centro, partem ladrilhos ordenados na sequência Fibonacci: um, um, dois, três, cinco, oito e assim por diante, fazendo com que a planta baixa forme uma espiral idêntica a uma concha. Essa proporção áurea se reflete em todos os detalhes da construção.

A principal atração do bar, além das bebidas com nomes engraçados, é o palco do desafio. Um enorme quadro branco em que visitantes podem propor charadas intelectuais aos demais clientes. Como em um karaokê, os interessados escrevem seus enigmas e soluções em pequenas fichas que são analisadas pelo barman Sócrates e colocadas a seu tempo no quadro. Aquele que soluciona o desafio ganha uma bebida ou o direito de propor outro enigma.

Archivos Antigos: Os Archivos Antigos ficam em um prédio grande, com um pé direito altíssimo amplo e aberto. Parecem, à primeira vista, uma biblioteca. Centenas de estantes, distribuídas no térreo e no mezanino, sustentam milhares de livros e documentos diversos que deixariam museus do mundo todo com inveja.

Universidade Alexandria: A maior e mais conhecida universidade da América Latina oferece uma experiência única para alunos, professores e pesquisadores. Seu pioneirismo em descobertas científicas e tecnológicas só é superado pelo seu desempenho em humanidades. Estudiosos de línguas, filosofia, história e civilizações chegam de todas as partes do globo para aprenderem nesse centro público do saber.

 

SEGREDO E MISTÉRIO

Você já leu “A Página Perdida de Camões”? Gostou, não é? Você sabia que há informações veladas na obra que, se você entender, curtirá ainda mais? Então, dê uma de Santiago e responda:

1. Por que o protagonista se chama Santiago Porto?

2. Algumas citações no início de cada capítulo foram tiradas de “Os Lusíadas”. Os trechos não foram escolhidos aleatoriamente. Você consegue ver a razão dessas escolhas?

3. A situação do pôster no hospital é uma homenagem a qual sitcom americano?

4. O autor homenageou um famoso escritor ainda vivo com o nome de um personagem importante. Qual é esse personagem e de qual obra seu nome foi tirado?

5. Quais as citações, referências e homenagens (bandas, escritores, músicos, livros, etc) que você encontra nos títulos dos capítulos: 1, 2, 12, 13, 24, 26, 27, 33, 37, 42, 44, 46, 49, 50, 52 e 55

6. Há um personagem com uma capacidade anormal, atribuída a outros poucos e importantes homens na história. Seu nome foi baseado em um personagem de um famoso filme de 1988 dirigido por Barry Levinson. Qual é ele?

7. No capítulo 20 é citado um livro com capacidades extraordinárias. Essa obra fictícia aparece no livro de um autor espanhol. O cineasta Roman Polanski fez um filme baseado nessa obra. Qual é o livro desse autor (onde essa obra fictícia aparece) e como se chama o filme?

Esses são apenas algumas das correlações e citações da obra. Responda às 7 questões e cite um oitavo mistério que só você percebeu e ganhe um presente diretamente do autor.